sábado, 2 de junho de 2012

Parábola do servo vigilante

Criança é feliz
Seguindo a boa lição
Ouvindo o que Jesus diz
e guardando-o no coração


Criança é inteligente
Se Jesus acompanhar
Como o Servo Vigilante
Não deixa o "ladrão" entrar
(corinho)
 



"Estejam cingidas as vossas cintas e acesas as vossas candeias, e sede vós semelhantes a homens que esperam pelo seu Senhor, ao voltar ele das bodas; para que quando vier e bater à porta, logo lhe abram. Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor achar vigiando, quando vier, em verdade vos digo, que ele se cingirá, os fará sentar à mesa, e, chegando-se os servirá. E quer venha ela na segunda vigília, quer na terceira, se o dono da casa tivesse sabido a hora a que havia de vir o ladrão, não haveria deixado de arrombar a sua casa. Estai, vós também apercebidos, porque a hora que não pensais, virá o Filho do Homem." (Lucas 13 - 35 a 40).




                                                            -*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-

"A Parábola do Servo Vigilante nos conta, que no tempo de JESUS, os donos de terra, os comerciantes, tinham suas casas guardadas por pessoas que estavam sempre atentas nas suas guaritas. Tinham que olhar para todos os lados, sem se descuidar. Protegiam as propriedades de ladrões e malfeitores, durante o dia e à noite. Abriam as portas, recebiam os que precisavam entrar na casa. Eram chamados de servos.
Quando o servo era bom e responsável, ele jamais abandonava seu posto, nem descuidava das recomendações do seu patrão ou senhor. Era querido e recebia benefícios pela dedicação ao trabalho.
  1. Mas os servo descuidado, invigilante, dormia ou saia do seu posto pensando que o patrão não viria enquanto se ausentava. Era quando os ladrões chegavam invadindo a propriedade estragando muitas coisas, causando grandes prejuízos. Este servo era dispensado e sofria pelas suas fraquezas e mau desempenho."
Com essa história JESUS, nos mostra um ensinamento muito importante.
Devemos ser atentos e vigilantes, para não cometermos erros e seguirmos sempre as leis de DEUS. Os ensinamentos de Jesus nos mostram como seguir estas Leis.

Escrever na lousa o que é   ser vigilante e   não vigilante
VIGILANTES                                  INVIGILANTES

SOLIDARIO                                    PREGUIÇA

PENSAR E FAZER O BEM            DISTRAIDO

ATENCIOSO                                  INDISCIPLINA

RESPONSÁVEL                             DESCUIDADO

CUIDADO                                      TER MAUS PENSAMENTOS

DEDICADO                                   INVEJA - RAIVA

AMOR                                           VONTADE DE DESTRUIR

ESTUDO                                       MENTIRA

VIGILANTES E INVIGILANTES – pedir ajuda dos evangelizandos para que ajudem a dizer como combater esses "ladrões".
Devemos combater a preguiça, a indisciplina, etc., pois estes defeitos nos tornam invigilante.
Devemos vigiar dentro de nossa casa.
Vigiar na escola – sendo fraterno
Vigiar com os amigos – sendo solidário
Os ladrões representam os maus pensamentos, inveja, mentira, raiva, desrespeito, a vontade de destruir e fazer o que é errado.
Esses sentimentos nos fazem mal e fazem sofrer as pessoas que estão à nossa volta. Se vigiarmos bem, estes sentimentos não entrarão em nossos corações e não sofreremos.

Nenhum comentário: