sexta-feira, 18 de junho de 2010

Desenhos de bebe para colorir

Fonte ...http://picasaweb.google.com/2flavi

Dicas e idéias para Berçário


Faixa Etária: 1 a 3 anos de idade.



A criança nesta idade está descobrindo o mundo! É importante que o ambiente que a recebe seja agradável. Deve ser bem iluminado, o mais espaçoso possível, seguro e ventilado (sem humidade).


Como ela está percebendo tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem colorido (evitar tons fortes), alegre e arrumado (ela está captando tudo à sua volta, por isso a organização deve ser um fator observado por nós).


1 - ORNAMENTAÇÃO:
A porta da sala é o cartão de recepção. Lembre-se sempre de ter nela um motivo bem alegre.

2 - MURAIS:
Os murais não devem ficar em lugar muito acima da cabeça dos pequenos, senão não serão observados por eles. Também não devem ficar em lugares muito baixos para que não arranquem as gravuras.

3 - ORNAMENTAÇÃO POR TEMAS:
A sala poderá ser ornamentada por temas, tendo o cuidado de não usar personagens de "quadrinhos" ou desenhos animados. Podemos escolher os bichos, por exemplo, e assim selecionar diferentes animais, espalhando-os pelas paredes da sala.
Ter cuidado para não confeccionar desenhos com tamanhos desproporcionais, onde a girafa é do mesmo tamanho que o cachorro por exemplo; nem esquecer de colocar o chão (grama, pedras), para que os animais não fiquem "flutuando".
4 - ORNAMENTAÇÃO POR "CANTINHOS":
Separa-se na sala lugares específicos para atividades específicas. Por exemplo: Cantinho da história, da natureza, da dramatização, da música, da Bíblia...
É importante procurar desenhos que sinalizem cada lugar. No "Cantinho" da história, por exemplo, ter desenhos de diferentes livros, das ilustrações e personagens. São imagens visuais que fazem lembrar, que remetem à história. No "Cantinho" da música, pode-se colocar desenhos, painéis, murais com figuras de crianças cantando, notas musicais, instrumentos, etc.
Observações:
a) Os desenhos ficam mais atrativos quando não estão colados na cartolina retangular, mas com a silhueta do desenho;
b) Os desenhos devem ser trocados periodicamente para evitar que as crianças percam a motivação.
c) Caso prefira desenhar e pintar as paredes, deve-se ter o cuidado de contactar um bom desenhista e um bom pintor.


5 - ORNAMENTAÇÃO TAMBÉM PODE VIRAR BRINCADEIRA!
Coloque um ou dois ganchos no teto de sua sala, prenda nele um fio de elástico de aproximadamente 1/2 cm de largura e pendure bonecos de pano, bolas plásticas (leves) envolvidas em papel celofane ou saco de estopa, e outros brinquedos. Deixe esse fio numa altura em que a criança alcance e assim possa puxá-lo, arremeçá-lo, etc, brincando com a decoração.
Também esses brinquedos devem ser trocados periodicamente. Tenha cuidado na escolha dos objetos usados. Observe se não oferecem algum tipo de perigo para a criança como serem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.

6 - CARTÕES RELÂMPAGO:
Selecione gravuras de revistas, as mais variadas possíveis: bichos, casas, famílias, gente, profissões, objetos, etc. Cuide para que as gravuras sejam bem legíveis e dentro da compreensão das crianças. Em seguida, cole-as em cartolina colorida fazendo uma moldura (procure fazer os cartões de cartolina todos do mesmo tamanho). Caso não tenha disponibilidade do material, cole em papel ofício; podendo colar, dependendo do tamanho da gravura, 2 ou 3 numa mesma folha de papel ofício. Neste caso, as gravuras deverão ter o mesmo motivo para facilitar a compreensão e assimilação da criança. Procure equilibrar a disposição das gravuras na folha.
7 - COMO UTILIZAR O CARTÃO RELÂMPAGO:
Você pode utilizar como se fosse contar a história. Faça uma rodinha, mostre um cartão de cada vez e vá perguntando às crianças o que estão vendo, qual o nome do objeto, onde se compra, para que serve,... Elabore as questões de acordo com as gravuras.
Eles também podem ser usados para fixação da história: selecione o cartão que tem relação com a história, cubra-o com papel celofane e prenda-o com fita crepe no chão. Deixe que a criança passe por ele pise, olhe e brinque... Caso rasguem o celofane, seja criativa! Utilize-o numa colagem em grupo!


8 - FAZENDO QUADROS:
Você pode colocar papéis de cores, estampas e formas diferentes para decorar o ambiente. Coloque-os na altura da criança para que ela manipule, experimente e visualize as cores, as formas, etc.
É provável que esses papéis não durem muito. A criança nesta faixa etária está em fase de experimentação e certamente irá colocar o dedinho, puxar o papel, etc. Não fique frustrada(o)! Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, não coloque desenhos elaborados. Utilize papel de presente, papel laminado, de embrulho de ovo de páscoa, ... onde o papel por si só já é um atrativo.

9 - ORNAMENTANDO E CRIANDO COM O CHÃO:
Além dos cartões relâmpagos, pode-se utilizar brinquedos ou objetos cobertos com celofane ou saco plástico transparente para reforçar a história. Isso dará nova vida ao chão e colorirá sua sala! Lembre-se, não é uma ornamentação fixa! É somente para reforçar sua lição.

Caso você conte a história das 100 ovelhinhas, por exemplo, poderá selecionar gravuras sobre fazenda, ou um fio de lã, band-aid, folhas... Ou seja, algo que tenha ligação com a sua história.


10 - UTILIZANDO CORDAS DE NYLON:
Coloque ganchos nas paredes da sala , prenda neles cordas de nylon (de modo que formem um ângulo de 90º) e enfie aí alguns brinquedos como argolas, rolinhos de cabelo... Deixe que as crianças se divirtam deslizando-os sobre a corda.


Os ganhos também podem ser usados para a criação de um varal onde o professor(a) pendura nele diversos objetos ligados à lição. Por exemplo, se a lição for Jesus acalmando a tempestade, pode-se pendurar no varal fotos de tempestades, de navios, etc.


Você também pode providenciar gravatas ou tiras, prendê-las no varal e fazer o balanço do barco. Cada criança pode segurar uma gravata, ou simplesmente sentir o movimento das tiras.

Uma outra sugestão é pendurar no varal tecidos (cortininhas), toalhas ou panos de prato, na altura do rosto da criança de forma que ela possa se esconder. Nessa idade ela ainda não tem noção do esquema corporal, por isso, quando cobre o rosto acha que ninguém pode vê-la; daí surge uma gostosa brincadeira de esconde-esconde. Pode ser utilizada, por exemplo, ao contar a Parábola da moeda perdida.


Observação: É fundamental que a professora(or) brinque com a criança em todos os momentos. Tenha um lugar reservado para expor os trabalhos das crianças na própria sala (ou próximo). É importante que elas vejam suas experiências. Nessa etapa a criança não está preocupada com o resultado final da atividade, mas com a vivência delas. Por isso, não faça os trabalhinhos pelas crianças, nem os critique: somente incentive a participação do grupo nas atividades propostas.


11 - ALMOFADINHAS, ALMOFADAS E ALMOFADÕES!!!
O uso da almofada é fundamental nesta faixa etária. Elas gostam de se recostar, deitar,... Isso torna o ambiente mais aconchegante e acalma a criança. Podem ser de várias formas, cores e tamanhos.


Sugerimos também a confecção de um "minhocão". Ele não só terá a finalidade acima, como também auxiliará no momento da história ou atividade delimitando o lugar onde você quer que elas façam a rodinha.

Observação: As almofadas podem ser feitas de retalhos coloridos.

Autora :Greice Amorim

sábado, 5 de junho de 2010

PROGRAMA - PASTORES E OVELHAS
Hino – 328 BJ – Ouço o clamor

Litania – Sl 23:1; Jo 10:11, Ez 34:23, Jr 3:15, Ef 4:11. Hb 13:7, 17 I Pe 5:4 (NTLH)


TODOS: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará.

Dirigente:Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Igreja: Eu darei às minhas ovelhas um rei que será como o meu servo Davi, para ser o seu único pastor. Ele será o seu pastor e cuidará delas.

Dirigente: Eu darei a vocês líderes que me obedeçam, e eles governarão com sabedoria e inteligência.

Igreja: Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja.

Dirigente: Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham.

Igreja: Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecerem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada.

TODOS: E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho.
Oração

ENCENAÇÃO – O PASTOR E AS OVELHAS


Personagens:


2 narradores adolescentes
4 crianças vestidas de ovelhas ou apenas com máscaras de ovelhas.

Narrador 1: Ser pastor... Este é um trabalho, para a qual o próprio Deus escolheu pessoas especiais para fazer. Foi assim com Moisés, que cuidou de ovelhas em Midiã e depois libertou os hebreus da escravidão egípcia; com Davi, que vigiava o rebanho de seu pai, e pela vontade de Deus se tornou um grande rei em Israel; e hoje não é diferente!

Narrador 2: Deus continua a escolher pastores para guiar o seu povo na terra. Porém, apesar de ser um privilégio ter sido escolhido, pó Deus, para ser um pastor, guiar pessoas é uma tarefa muito difícil.

Narrador 1: O Sumo Pastor Jesus Cristo comparou o seu povo com um rebanho de ovelhas. Como as ovelhas, as pessoas são diferentes uma das outras, e é preciso cuidar de cada uma delas, com sabedoria, para que todas possam estar sempre saudáveis, fortes e produtivas.


Narrador 2: É isso mesmo! As ovelhas precisam produzir. Para nada adianta levantar cedo, levar as ovelhas às pastagens, às águas tranqüilas, protegê-las dos lobos, se elas não produzirem o que delas se espera.

Narrador 1: Como forma de gratidão algumas ovelhas aqui estão para dizer o quanto é importante o trabalho do pastor.

(As ovelhas vão entrando na sua vez, e após falarem permanecem à frente até que todas terminem)

Ovelha 1: Eu represento a ovelha desnutrida. Quantas vezes estive fraca, quase morri pela falta de alimento. Mal podia parar em pé. Mas o pastor cuidou de mim me ensinando a palavra de Deus. Hoje me sinto forte e procuro não descuidar de minha alimentação. Aqui no rebanho eu sei que sempre encontrarei o alimento espiritual que me fará produzir melhor. Quero realizar o meu trabalho com dedicação para ser uma ovelha produtiva.



Ovelha 2: Sou uma ovelha sensível. Uma pedrinha aqui, um espinho ali, qualquer coisa é capaz de me entristecer. Até uma palavra pode me fazer uma feridinha, e por isso estou sempre precisando de proteção. Quando o lobo aparece fico paralisada, não agüento nem correr! Ai de mim se não fosse a proteção do pastor, ele cuida de mim em todos os momentos. Ele nunca me deixa sozinha. Ele me ensina a palavra de Deus, e ora sempre por mim. Isto me oferece segurança para produzir mais.



Ovelha 3: Eu era uma ovelha perdida. Eu me perdi do rebanho e não conseguia mais voltar. Mas o pastor foi me procurar. Ele foi atrás de mim e, com muito amor, não descansou até que me encontrou e me trouxe de volta para a segurança do rebanho. Nós sempre oramos juntos, para que Deus me fortaleça e me cure das feridas que surgiram quando eu estava perdida. A cada dia me sinto melhor, e logo, logo poderei fazer a minha parte na produção do rebanho..



Ovelha 4: Eu sou a ovelha com quem o pastor pode contar para ajudá-lo na missão de fazer crescer a obra do Senhor. Sinto muita alegria de ajudar o pastor sempre que ele precisar. Acho maravilhoso pertencer a um rebanho onde as ovelhas são amadas e respeitadas. Quero melhorar a minha produção a cada dia e nunca me desviar do caminho certo.


Narrador 1: Esta é a melhor recompensa que um pastor pode receber de suas ovelhas, o reconhecimento de seu trabalho e o compromisso de serem ovelhas produtivas.

Narrador 2: Com certeza há ainda muitos tipos de ovelhas diferentes, as quais o pastor de alguma forma ajudou. Mas mesmo com suas diferenças todas fazem parte de um só rebanho, o rebanho de Jesus: O Sumo Pastor!

Narrador 1: E hoje quando celebramos o Dia do Pastor, é preciso pensar no que temos produzido como ovelhas, no quanto temos feito para o crescimento do reino de Deus na terra.


Narrador 2: Da parte de Deus houve a preocupação de nos mandar um pastor, um guia que nos oferece alimento saudável, que nos atende, nos conforta e nos protege quando precisamos, demonstrando, dessa maneira, o amor do próprio Deus.

Narrador 1: Por esta razão, Deus espera que todos nós sejamos produtivos. Devemos estar prontos para o trabalho, e não podemos esquecer de orar, para que o ministério do nosso pastor seja abençoado pelo Pastor dos pastores.

Narrador 1 e 2 em conjunto: Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar contas disso a Deus E, quando o Grande Pastor aparecer, vocês receberão a coroa gloriosa, que nunca perde o seu brilho. Amém

Louvor, adequado à data, com toda a igreja.