sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O CORDEIRO

Base bíblica: (João 1:29-32) - ( Isaias 53:7) - (1 Pedro 2:22-23)

Texto Pra decorar:

"Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou manso e tenho um
coração humilde; e você s encontrarã o descanso”. Mateus 11:29

Objetivos: que a criança ...

·Tome a decisão de desenvolver um coração manso e humilde.
·Tome a decisão de não assistir desenhos ou jogar video-games violentos.
·Aprenda a entregar seus sentimentos de raiva, ódio e vingança ao Senhor.

Quebra-gelo: Eu sou manso!

Colocar as crianças em círculo e de mãos pra cima, a mão esquerda debaixo da mão do colega
(que está a esquerda) e a direita por cima da mão de colega (que está a direita). Eles deverão
bater suavemente na mão do colega recitando parte do texto bíblico de hoje separado em sílabas:
“eu sou man-so e hu-mil-de de co-ra-ÇÃO”
A cada silaba uma batida, assim vai passando na roda. Quem for o último (na silaba ÇÃO) deve
tentar bater na mão do colega, se bater o colega sai fora, se o colega tira a mão antes de que
batam nele vence e o outro sai e começa de novo. Ganha quem sobrar sem receber o tapinha
final na mão ou quem consegue bater no outro. (Esta é uma boa maneira de decorar textos porque
se repete varias vezes brincando)

O Cordeiro

Nesta semana vamos estudar sobre um animal muito comentado nas escrituras: cordeiro. Umas das
figuras do Senhor Jesus na Bíblia. João Batista identificou a Jesus como o Cordeiro de Deus: "No
dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Aí está o Cordeiro de Deus que tira o
pecado do mundo! Eu estava falando a respeito dele quando disse: "Depois de mim vem um
homem que é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Eu mesmo não
sabia quem ele era, mas vim, batizando com água para que o povo de Israel saiba quem ele é.
Joã o continuou: - Eu vi o Espírito descer do cé u como uma pomba e parar sobre ele.
(João 1:29-32).
Mas porque João chamava Jesus de Cordeiro? Vejamos algumas características do cordeiro.
O cordeiro é o filhote macho da ovelha. Ele é chamado de cordeiro até 1 ano de vida depois
passa a se chamar de carneiro (que é o macho da ovelha)
O cordeiro tem uma característica, a sua mansidão. Mas o que é mansidão? É a entrega total, é
a total obediência e dependência ao pastor. Quando o cordeiro é levado ao matadouro ele não
esperneia nem grita, ele se entrega. Em Isaias a Bíblia nos disse que Jesus morreria na cruz
como um cordeiro é levado ao matadouro, sem reclamar, sem abrir a boca. ( Isaías 53:7)
Mas o que isso tem a ver conosco? Como dissemos, a característica mais importante do cordeiro
é a mansidão. Ser um criança mansa é
·Uma criança humilde, ou seja que não é orgulhosa nem arrogante. Não se gaba das coisas que
tem ou que faz. (não fica falando para humilhar aos outros)
·É uma criança que não briga, que não bate. Que não é violenta nem ama violência.
·É puro, não fica pensando em coisas indecentes. Em namoros em ficar. O cordeiro é um animal
puro, limpo. Assim também deve ser uma criança que se parece com Jesus.
·Uma criança com coração bondoso, que oferece perdão, que mostra o amor de Cristo.
· É uma criança que não se vinga, que não fica fazendo ameaça nem tenta esmagar o mais fraco.
Veja Jesus na cruz poderia ter pedido alguns poucos anjos que o defendesse matando a todos os
soldados, mas ele foi obediente a Deus até o fim, e por esse motivo nós recebemos a salvação da
nossa alma.
·É alguém paciente. Tem criança que qualquer coisa o tira do sério e logo começa a brigar ou
fica nervoso e grita. Uma criança mansa como cordeiro é alguém que tem paciência, com o
irmão mais novo, com o primo, com os pais e colegas, etc. Paciente é alguém que fica em paz
ainda que algumas situações sejam ruins ao seu redor. Veja o que Pedro disse de Jesus, o
cordeiro: Ele nã o cometeu nenhum pecado, e nunca disse uma só mentira. Quando foi insultado,
nã o respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pô s a sua esperança em Deus,
o justo Juiz. 1 Pedro 2:22-23. Que coisa mais maravilhosa! Nós devemos agir exatamente
dessa maneira!
Uma criança mansa é mais forte que uma que vive com violência e vingança. Porque quando a
vontade de bater ou se vingar vem, ele se domina e confia em Deus para não agir mal. Mas o
violento, o bravo que se acha o forte, na verdade é um coitado e fraco que não consegue se
dominar e o ódio toma conta e faz o que quer com ele. Quantos casos de ferimentos graves e
até mortes conhecemos entre juvenis ou crianças violentas!
Mas, o mais importante é que uma criança mansa é habitação do Espírito Santo. Precisamos ser
como o cordeiro para que a pomba do Espírito venha sobre nós. Você lembra que quando João
o Batista disse que Jesus era o Cordeiro de Deus. Logo no batismo de Jesus a pomba, o Espírito
Santo, desceu sobre Ele. O Espírito só pode descer sobre crianças mansas, de coração bondoso,
perdoador e humilde. Ele não desce sobre crianças de coração mau e violento.

Hora de conversar
·Você é uma criança mansa? Por que?
·Como resolve seus problemas com seus colegas?
·Você age com violência? É briguento?
·Que coisas incentivam a violência na gente? (vídeo games, tv, lutas, etc)
·Você quer pedir a Jesus a natureza mansa do cordeiro?

Líder: Ministre arrependimento, se alguma criança tem que pedir perdão a alguém que machucou
o bateu incentive-a fazer isso nesta semana. Depois ministre a unção do Espírito sobre cada uma,
pedindo ao Senhor a natureza do cordeiro, manso e humilde. No final proponha que não assistam
mais desenhos violentos. Peça a elas que orem antes de assistir pra que o Espírito Santo as guie
nesse sentido.

Atividade: Pintar o cordeiro.


Nenhum comentário: